KATA TRAINING - INTRODUÇÃO

Por: Djalma Caribé de Castro Filho


KATA TRAINING ou TREINAMENTO DE KATA é um projeto que surgiu vindo de pedidos de alunos que gostariam de aprender fazer, conhecer ou aprimorar kata superior.

É comum na academia, em aulas normais, treinarmos os kata básicos e intermediários (heian e tekki), mas para treinarmos kata superior é preciso fazermos em horários específicos, fora do treino normal cotidiano.

Na minha opinião todos os praticantes ao longo de sua jornada dentro do karatê deve aprender e praticar todos os kata conhecidos de seu estilo. É claro que devemos obedecer o amadurecimento natural, começando pelos basicos (heian) e intermediários (tekki) e ir avançando e conhecendo e praticando todos, sem exceção.

Na minha experiência pessoal, tive oportunidade de aprender e treinar todos no passado mas também caí na "moda" e acabei por me esquecer a prática de alguns e por isso me senti na obrigação de voltar a praticar os kata "esquecidos".

É com esse objetivo que montamos esse projeto.



O projeto consiste em realizarmos mensalmente um encontro de 4 horas de duração e treinarmos dois kata em cada encontro, sempre sugerido pelos próprios participantes.

O primeiro encontro será realizado no dia 25/01/2020 e os kata escolhidos foram SOCHIN e GOJUSHIHO SHO.

O diferencial do KATA TRAINING é que o praticante tem a oportunidade de aprender o kata do zero, conhecer seus pontos de dificuldades e aprender a maneira correta de aprimorar. E o objetivo principal também é diferente dos cursos que encontramos, não visamos o aprimoramento atlético e sim uma construção do conhecimento do kata, suas técnicas e aplicações.

Estarei estudando ao máximo os kata para levar o melhor dentro do princípio, tradição e respeitando a evolução natural. E como não sou dono da verdade, poderemos convidar Professores renomados para participar e enriquecer nosso conhecimento.

Desejo a todos um ótimo Treino!

Comentários

  1. Parabéns Djalminha p iniciativa, estávamos precisando deste tipo de treinamento, sei que já deu certo e será de grande importância p todos nós o estudo dos kata's.
    OSS!!!

    ResponderExcluir
  2. Oss!
    Parabéns! Sair do comum explorando as virtudes das variedades técnicas dos katá.
    Algumas técnicas alem da eficiência pelo obvio, são exercícios musculares perfeitos quando combinadas, mesmo não obedecendo as sequência já conhecidas.
    O kihon katá faz parte integrante exigíveis no exame de kyu da FBK, com o propósito de consolidar a perfeição da técnica.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

KATA TRAINING - 25-01-2020

KATA TRAINING - 14/03/2020

KATA TRAINING - 11/04/2020